Trás-os-Montes e Alto Douro
Azeite VE Quinta do Crasto Premium 500 mL
Azeite Virgem Extra do Douro (Sabrosa), 500 mL
Frutado maduro médio
Indisponível

14.00 €
Comprar
-
+

O Azeite Virgem Extra Quinta do Crasto Premium é produzido em Gouvinhas, concelho de Sabrosa, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A Quinta do Crasto remonta a tempos longínquos – o nome crasto deriva do latim “castrum”, que significa forte romano. Para além do azeite, a Quinta do Crasto também produz vinhos de elevada qualidade: vinho do Porto e vinho do Douro.
Nesta quinta existe uma tradição de muitos anos na produção de azeite, pois a propriedade tem uma área muito considerável de olival. O Azeite Virgem Extra Premium é elaborado com azeitonas das variedades Cobrançosa, Madural e Negrinha de Freixo.
A colheita é efetuada mecanicamente com varejadores/vibradores de dorso para toldos. Esta técnica permite preservar a estrutura da árvore. A azeitona é acondicionada em caixas de plástico alimentar de 25 kg, seguindo diariamente para entrega em lagar. Não é aproveitada qualquer azeitona do chão.
Notas de prova:
Aromas exuberantes de amêndoa verde e sobretudo um perfil muito fresco, floral. Na boca sente-se muito o picante no fim de ciclo, deixando ainda impressões vivas de natureza terrosa.

Análises Sensoriais:
Atributos positivos
M* (frutado maduro): 4,6
M*(amargo): 2,2
M* (picante): 1,6

Análises Químicas:
Acidez (% de ácido oleico) = 0,3%
Índice de Peróxidos (mEq O2/kg) = 9
K232 = 1,73
K270 = 0,12
ΔK ≤ 0,00
Ceras (mg/kg) ≤ 150 
2014
Medalha de Prata, na categoria “Frutado Verde Suave” - Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, Portugal
Menção Honrosa, na categoria “Verde Ligeiro” – Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra, Prémio Ovibeja, Portugal
Medalha de Prata, na categoria “Frutado Verde Suave” – Feira Internacional de negócios em Olivicultura, Porto Alegre, Brasil

2013
Medalha de Ouro, na categoria “Frutado Verde Suave” - Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, Portugal